[PROJETO FINALISTA DO PRÊMIO POPAI BRASIL 2024]
Categoria: Projetos Especiais de Displays e Peças de Merchandising
DESAFIO:
Muitas pessoas têm dificuldade de visualizar todas as automações que a Alexa pode oferecer no dia a dia, imaginando que esses produtos servem apenas para pedir músicas e artistas favoritos. Por isso o desafio proposto pela Amazon era mostrar no PDV, de forma didática e impactante, que os dispositivos com Alexa podem transformar qualquer casa em um lar inteligente.
SOLUÇÃO:
Neste projeto desenvolvemos uma mesa interativa com exposição de toda linha de produtos Alexa para experimentação das rotinas e comandos por meio de uma maquete atraente que simula uma casa real de dois andares com cozinha americana, sala de estar, home office e quarto do casal. Espalhados por todos os cômodos, colocamos diversas miniaturas de dispositivos inteligentes, tais como: Echo Show 15, Echo Show 10, Echo Studio, Echo Dot, ar condicionado e aspirador robô.
Por meio dessa maquete, o shopper podia comandar todos os ambientes por voz, como acender as luzes, ligar a TV ou acionar o ar condicionado nos diversos ambientes. Para facilitar essa interação, listamos os comandos em uma placa de acrílico na mesa, tais como: “Alexa, cheguei!”, “Alexa, hora de trabalhar!”, “Alexa, hora de relaxar.” e “Alexa, tchau!”. Para isso, configuramos todas as rotinas previamente e embutimos na mesa dois modens de internet que permitiam o comando por voz através de uma Echo Studio, que estava conectada à internet. Todos os demais produtos da mesa também podiam ser visualizados, porém em Modo Demo.
RESULTADOS:
As maquetes permitem que o consumidor visualize o abstrato no concreto, além de mexer com o imaginário e despertar o interesse das pessoas onde estiverem positivadas. O uso do recurso de uma maquete real de uma casa completa foi inédito em um mobiliário de loja, chamando atenção de vendedores, dos shoppers e de toda família, levando-os à experimentação de Alexa.
Essa mesa proposta não só destacava os atributos dos vários modelos disponíveis, como também conduzia os consumidores em sua jornada pela escolha ideal de uma Alexa, seja um dispositivo com tela ou sem tela, para uso doméstico ou para ambientes de trabalho. E para aqueles que já tinham um produto Alexa de entrada, a mesa mostrava muitas possibilidades de uso, levando os consumidores a comprarem mais um dispositivo para diferentes ambientes.
A ação, presente em 16 lojas espalhadas por todo Brasil, facilitou a demonstração de Alexa pelos promotores e vendedores, e foi responsável por um aumento de sellout do varejo presencial durante o período.